UMA ANÁLISE DA COMUNIDADE TRADICIONAL DOS AREAIS DA RIBANCEIRA SOB A ÓTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DA JUSTIÇA AMBIENTAL
Resumo
Este artigo científico examina a trajetória da Comunidade Tradicional dos Areais da Ribanceira, em Imbituba, Santa Catarina, à luz da teoria dos movimentos sociais. Analisa como as características dos novos movimentos sociais se manifestam na luta dessa comunidade por reconhecimento territorial e justiça ambiental, diante de processos de desterritorialização impulsionados pelo desenvolvimento econômico. A pesquisa integra a análise de documentos textuais e a interpretação de mapas da Nova Cartografia Social dos Areais da Ribanceira e do Plano Diretor de Imbituba, buscando evidenciar as dinâmicas das disputas e da resistência que moldam a realidade dessas populações tradicionais. Argumenta-se que a compreensão das especificidades desses movimentos é crucial para a formulação de políticas públicas mais inclusivas e para a promoção de um desenvolvimento territorial que respeite os modos de apropriação dos territórios e os modos de saber das comunidades locais.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista PIXO, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa dos Editores. Obs. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
.png)