FUTUROS ANCESTRAIS NA ARQUITETURA

Realidade virtual destinada a crianças e adolescentes para a valorização do morar ribeirinho amazônico belenense

  • Bárbara Faciola Pessoa Baleixe da Costa
  • Luiz de Jesus Dias da Silva
  • Paulo André Dantas Silva
  • Maria José Andrade
Palavras-chave: arquitetura ribeirinha amazônica, realidade virtual aplicada à educação, extensão universitária, cozinhas ribeirinhas

Resumo

Este artigo explora a valorização do morar ribeirinho amazônico por meio de atividades de extensão universitária que utilizam realidade virtual e modelagem 3D. Inspirado nas reflexões de Ailton Krenak sobre ancestralidade, coletividade e a crítica à desconexão da humanidade com a terra e rios, a atividade extensionista “Nas margens da cidade” proporcionou a alunos do sexto ano da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará uma experiência imersiva em habitações ribeirinhas. A iniciativa promoveu o reconhecimento de saberes tradicionais e modos de vida associados aos rios de Belém. Resultados indicam que a atividade ampliou o conhecimento dos estudantes sobre a moradia ribeirinha. O estudo destaca o potencial pedagógico da tecnologia de baixo custo e a sua importância para despertar o interesse e sensibilidade para a cultura local.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2026-02-13
Como Citar
FACIOLA PESSOA BALEIXE DA COSTA, B.; DIAS DA SILVA, L. DE J.; DANTAS SILVA, P. A.; JOSÉ ANDRADE, M. FUTUROS ANCESTRAIS NA ARQUITETURA: Realidade virtual destinada a crianças e adolescentes para a valorização do morar ribeirinho amazônico belenense. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 10, n. 36, p. 312-329, 13 fev. 2026.
Seção
Artigos e Ensaios