A instabilidade política na Bolívia e a ameaça ao novo constitucionalismo democrático latino-americano
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O novo constitucionalismo democrático latino-americano busca maior participação popular e reconhecimento de grupos historicamente excluídos. A Constituição da Bolívia, promulgada em 2009, é um ícone desse paradigma. No entanto, o país enfrenta desafios devido à resistência dos fatores reais de poder e ao autoritarismo histórico. No presente trabalho é apontado como problema de pesquisa, se as instituições bolivianas têm conseguido manter a estabilidade política no país, sendo investigada a hipótese negativa influenciada pelos fatores reais de poder. Na pesquisa foi utilizando o método científico hipotético-dedutivo, possuindo como referencial teórico concepções levantadas por Ferdinand Lassale. A hipótese foi parcialmente confirmada.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).