A adesão à democracia em xeque As múltiplas defesas de regimes democráticos
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A medida predominante de apoio à democracia, derivada da teoria da Cultura Política e embasada no modelo minimalista liberal, foca na legitimidade democrática e contrasta o apoio à democracia com preferências por governos autoritários, revelando apoio à democracia - ainda que em declínio - em diversos países, incluindo o Brasil. Contudo, divergências na interpretação do termo pelos respondentes, somadas à ausência de um arcabouço teórico robusto para essas mensurações, limitam o alcance dos resultados obtidos. Diante desse cenário, este artigo mapeia diferentes contextos ideológicos e intelectuais em que a democracia é defendida, explorando as diversas interpretações de seus valores e propósitos. A partir desse mapeamento, é elaborada uma “árvore morfológica” que organiza os vários significados associados à democracia em distintas tradições, contribuindo para embasar propostas futuras de mensuração mais sensíveis às múltiplas concepções democráticas presentes nas sociedades contemporâneas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).