Os fundamentos da Doutrina de Segurança Nacional e seu legado na constituição do Estado brasileiro contemporâneo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O seguinte artigo tem como objetivo a análise da instauração da chamada Doutrina de Segurança Nacional (DSN) no Brasil e como esta enraizou-se no processo de desenvolvimento social e política da sociedade brasileira, sobretudo a partir do processo de institucionalização de seus principais preâmbulos no período da ditadura civil-militar (1964-1985). Desta forma, é importante ressaltar os elementos que constituíram esta doutrina no âmbito latino-americano – ao longo do século XX, sob o manto da Guerra Fria – e como o processo de abertura política da ditadura civil-militar garantiu a manutenção de elementos legais, institucionais e ideológicos desta Doutrina nas relações contemporâneas entre Estado e sociedade civil no Brasil.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).