O Exílio em Revista
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O texto que segue busca compreender, de maneira sucinta, o lugar ocupado pelo exílio e pelos exilados na trajetória das esquerdas brasileiras. Pretende-se com isso observar se e como a experiência do exílio exerceu influência sobre as transformações ocorridas em vários espaços das esquerdas brasileiras no decorrer da década de 1970. O tema do exílio será tomado como um ângulo de abordagem para a questão da delicada relação entre revolução e democracia no Brasil. Para cumprir este objetivo – o de perceber a influência do exílio e dos exilados na linguagem política das esquerdas brasileiras em sua reflexão sobre a democracia – serão analisados os exemplares da revista Debate, editada por João Quartim de Moraes durante seu exílio em Paris. Longe de pretender a compreensão de toda a experiência do exílio em sua diversidade e riqueza, esta opção permite acompanhar um grupo que refletiu e se manifestou sobre a democracia como uma prioridade desde cedo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).