A Ética na Educação: da relação com a moral e o senso comum

  • Paulo Eduardo da Silva Nunes Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Paulo Nunes
Palavras-chave: Educação, Ética, Moral, Unidimensionalidade

Resumo

O objetivo deste artigo é colocar atenção nos problemas éticos da sociedade, sua falta de autorreconhecimento e, no que se refere à Educação no Brasil tratar o tema da Ética nas suas características filosóficas, especialmente dialéticas e críticas, para verificar a possibilidade de uma virada axial na educação do país. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que busca elucidar conceitos e desvelar o acobertado pelo senso comum. A pesquisa afirma na sua parte documental o propositivo e legal para a Educação e traz a contribuição de filósofos que aprofundaram suas teses sobre o mesmo problema. Verificou-se que as propostas de trabalho na área da Educação estão resguardadas na nossa legislação, mas são confrontadas por ideais liberais que se colocam contra projetos progressistas e humanistas. A abertura dos conceitos de razão e do pensamento crítico traça uma perspectiva histórico-filosófica que fundamenta o tema do artigo. As leituras sobre Ética levaram à conclusão que esta deve ser trabalhada na educação de crianças e jovens para alcançar resultados expressivos na formação da sociedade cidadã e democrática, em médio e longo prazos. Conclui-se também que históricas disputas políticas no país, têm colocado a Educação como refém das intempéries eleitorais, limitando o avanço de projetos progressistas.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo da Silva Nunes, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Bacharel em Filosofia pelas faculdades IDC e IMED, Porto Alegre - RSEspecialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Publicado
2020-01-17