Palavras-chave:
Althusser, Foucault, AIE, Escola, Universidade,
Resumo
Louis Althusser (1918-1990) e Michel Foucault (1926-1984) se situam em um grupo de filósofos que encontraram reconhecimento dentro e fora das universidades. Ambos professores, com aulas, escritos e reflexões, influenciaram parte da produção intelectual durante as últimas décadas do século XX. Segundo Foucault, ele, Althusser e Lacan, erroneamente considerados Estruturalistas, estavam ligados por certa “urgência” de “assentar” diferentemente a questão do sujeito, de se libertar do postulado fundamental que possuía a Filosofia Francesa desde Descartes (1596-1650) e reforçado pela Fenomenologia. Em seu ensaio sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE), Althusser é responsável por certa concepção de ideologia que não se encontrava nos escritos marxistas. Por meio da acepção dos AIE, ele expôs como estes se dividem, principalmente, nos aparelhos escolar, familiar e religioso. Foucault, por sua vez, realizou pesquisas sobre as relações entre saber e poder e sobre a estratégia, não considerando a ideologia na primazia de seus estudos. Assim, o presente artigo objetiva investigar, em suas convergências, as reflexões sobre o papel da universidade nos escritos de Althusser e de Foucault. Para tanto, há, mais especificamente, uma análise sobre a escola, enquanto Aparelho Ideológico de Estado, e sobre as possibilidades de pensar a atualidade da universidade a partir da exclusão e da integração dos estudantes.
Biografia do Autor
David Inácio Nascimento, UFPel
Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei no ano de 2008. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei com ênfase nos estudos sobre crítica cultural e identidade. Monografia de bacharelado "A degeneração do 'eu' no processo de (de)formação" defendida em junho de 2009. Tem Mestrado em "Teoria Literária e Crítica da Cultura" pelo PROMEL-UFSJ na linha de pesquisa "Discurso e Representação Social". É doutorando em Filosofia no PPG-Fil UFPEL na linha de pesquisa "Direito, Sociedade e Estado". Membro do GEF-UFPel, Grupo de Estudos Michel Foucault, e do GEHAR-UFPel, Grupo de Estudos Hannah Arendt e do Grupo de Trabalho em Filosofia Política Contemporânea da ANPOF. Interesses de pesquisa: Filosofia Política, Filosofia Moderna e Contemporânea, Análise do Discurso e Michel Foucault. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1147085034375505