A formação em “Uma aprendizagem ou O Livro dos prazeres” de Clarice Lispector: uma leitura hermenêutico-ontológico

  • Douglas Gadelha Sá UFPEL (Universidade Federal de Pelotas)
Palavras-chave: Hermêutica, Gadamer, Obra de Arte, Literatura

Resumo

Este artigo pretende relacionar o tema da formação (Bildung) dentro do romance da escritora brasileira Clarice Lispector, “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres” (1969) a partir de uma leitura hermenêutico-ontológica. O escopo deste trabalho é a relação recíproca e solidária entre Literatura (Arte) e Filosofia (Estética) de forma que a primeira não se submeta à análise da segunda. Esta proposta passa necessariamente pela discussão da autonomia da obra de arte. O aporte teórico aparece na proposta da Hermenêutica como perspectiva filosófica fundamental no pensamento de Hans-Georg Gadamer, na implicação da Ontologia como desvelamento do ser, ambas orientadas sob o pano de fundo da Fenomenologia. Assim, procura-se entender o processo de formação da personagem Lóri enquanto uma constituição ontológica e perceber a potência literária como um campo de discussão de problemas filosóficos.

Biografia do Autor

Douglas Gadelha Sá, UFPEL (Universidade Federal de Pelotas)
Área da Estética, Hermenêutica, Ontologia e Literatura.
Publicado
2020-01-17
Como Citar
Sá, D. G. (2020). A formação em “Uma aprendizagem ou O Livro dos prazeres” de Clarice Lispector: uma leitura hermenêutico-ontológico. Revista Seara Filosófica, (19), 305-322. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/searafilosofica/article/view/17721

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