MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA: ENTRE A CONTINGÊNCIA DA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E O ANSEIO POR SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS.

  • Wesllen Xavier Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Miguel Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. https://orcid.org/0000-0001-5927-8849

Resumo

O presente estudo tem como escopo a investigação e a constatação da relação entre tecnologia e meio-ambiente, bem como as nuances da utilização da inteligência artificial na mitigação dos problemas ambientais. Para alcançar tal objetivo, o trabalho visa primeiro apresentar o cenário de como a natureza era vista pela ética tradicional antropocêntrica, em seguida busca-se discutir as facetas do avanço tecnológico e sua implantação, e por fim, expor exemplos em que a tecnologia pode ser benéfica, desde que vista como ferramenta para auxiliar os profissionais no processo decisório e nunca para substituí-los. Diante de tal cenário surgem questões como: a tecnologia é realmente a vilã do século XXI? Em que mãos está todo esse poder tecnológico? Os detentores e desenvolvedores de IA têm formação ética-social-climática? A metodologia utilizada neste estudo foi bibliográfica, tendo como autores basilares Jonas (2006) e Kaufman (2022), e como auxílios teórico Harari (2019), Leff (2011), Dettoni (2017), Boof (2007), Caetano (2013) e outros que abordam o presente tema. Como resultados obteve-se a ratificação da importância de um princípio regulador, a desmistificação da inteligência artificial como vilã da contemporaneidade e a urgência em se discutir a ética desde uma perspectiva tecnológica, tendo sempre como princípio orientador a responsabilidade e a heurística do medo.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesllen Xavier , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Mestrando em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Rondônia (2023-Atual). Bacharel em Filosofia pela Faculdade Católica de Rondônia (2022). Entre os anos de 2017 e 2022 esteve no Seminário Maior São João XXIII (Diocesano), da Arquidiocese de Porto Velho, ocasião em que cursou os 3 (três) anos do curso bacharelado em Filosofia. Possui experiência em: comunicação, oratória e liderança.
Miguel , Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.
Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (Bolsista PROEX). Experiência na área de Filosofia prática, com ênfase em Ética, tendo participado de iniciação científica, pesquisando temas como: responsabilidade moral e atitudes reativas. Interesse na área de filosofia política e filosofia do direito, mais especificamente na área do problema da punição, tema investigado desde a graduação se estendendo ao longo do curso de mestrado.
Publicado
2024-12-30