AS QUATRO PEDRAS DE XANGÔ: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DOS QUILOMBOS AGROECOLÓGICOS DE SÃO LOURENÇO DO SUL, RS.
Resumo
ResumoO artigo traz a público alguns dos resultados das vivências tradicionais realizadas em dois quilombos de São Lourenço do Sul: Coxilha Negra e Nascentes (Boqueirão). A pesquisa tem como objetivo ampliar o conceito de Educação Patrimonial das comunidades tradicionais do campo. Trata de considerar uma atividade deles e não para eles através de uma Educação do Campo e não para o campo. As comunidades tradicionais apresentaram suas próprias demandas de Educação Patrimonial e os resultados do projeto refletem suas escolhas originais. Os povos do campo optam por processo que fortaleçam a memória e a identidade e que os empodere na formação do seu sujeito coletivo. AbstractThe article brings to the public some of the results of the traditional experiences in two quilombos of São Lourenço do Sul: Coxilha Negra and Nascentes (Boqueirão). The research aims to expand the concept of Patrimonial Education of the traditional communities of the countryside. It tries to consider their activity and not for them through a Field Education and not for the field. Traditional communities have presented their own Heritage Education demands and the project results reflect these originals choices. The people of the countryside opt for a process that strengthens memory and identity and empowers them in the formation of their collective subject.Downloads
Copyright (c) 2022 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.