TUDO NESSA VIDA TEM DONO: OS ANIMAIS E O PROBLEMA DO ABATE ENTRE OS XUKURU – OU A (MÁ)SORTE DE SEU GUAXINIM
Resumo
Este artigo constitui uma análise etnográfica da relação entre os Xukuru, povo indígena no agreste de Pernambuco, e seus animais de criação, com especial foco na questão do abate e da carne. Para tanto, apresenta as noções Xukuru em torno do animal e das relações entretecidas por humanos e não humanos, sustentando que elas são cruciais para a compreensão da matança de animais para consumo na região. Conclui argumentando que as objeções Xukuru ao abate espelham práticas e concepções semelhantes em outros contextos etnográficos (indígenas e não indígenas, tradicionais e modernos), o que sugere a necessidade da detalhada observação etnográfica das relações com animais para o estudo deste momento crucial da cadeia produtiva pecuária no contexto brasileiro.AbstractThis article is an ethnographic analysis of the relationship between Xukuru, an indigenous people in the backlands of the Brazilian state of Pernambuco, and their livestock, with a special focus on slaughter and meat. To do so, it presents the Xukuru notions about the animal and the interwoven relations between humans and nonhumans, arguing that they are crucial for understanding animal killing for consumption. It concludes by arguing that Xukuru’s objections to slaughter mirror similar practices and conceptions in other ethnographic contexts (indigenous and non-indigenous, traditional and modern), suggesting a need for detailed ethnographic observation of animal relations for the study of this crucial moment in the meat productive chain in the Brazilian context.Copyright (c) 2019 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.