LABORO E PECUÁRIA CAPRINA NO SERTÃO DE PERNAMBUCO.
Resumo
Considerando a relevância da caprinocultura no semiárido nordestino e os ainda poucos escritos sobre o assunto, o objetivo deste artigo é descrever etnograficamente um modo de criação de caprinos, chamado pelas pessoas que conheci em campo de criação na solta. Pretende-se demonstrar as peculiaridades desse modo de criação de cabras e bodes no sertão de Pernambuco e analisar, por meio de divergências e contrastes com um “modo de produção extensivo”, as relações que são tecidas entre humanos e animais naquele criatório. Dessa maneira, busca-se uma reflexão inicial a respeito da atividade pecuária, da criação na solta e do laboro em oposição a uma noção de trabalho.AbstractConsidering the relevance of goat breeding in the northeastern semi-arid region of Brazil and the still few writings on the subject, the purpose of this article is to ethnographically describe a way of raising goats, called by the people I met in the field research of “criação na solta”. It is intended to demonstrate the peculiarities of this way of raising goats in the “sertão de Pernambuco” and to analyze, through divergences and contrasts with an “extensive mode of production”, the relationships that are woven between humans and animals in that breeding ground. In this way, it is sought to reflect on the cattle activity, the “criação na solta” and the “laboro” as opposed to a notion of work.Copyright (c) 2019 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.