OS GAÚCHOS: CULTURA E IDENTIDADE MASCULINA NO PAMPA
Resumo
Este artigo é um resumo de minha etnografia sobre os gaúchos – gaúchos tomados na acepção restrita do termo – vaqueiros, trabalhadores rurais e da pecuária extensiva da região do pampa latino-americano. Esta etnografia foi elaborada há cerca de trinta e cinco anos, os dados são, portanto, datados, coletados em um período específico, mas que, no meu entender, preservam a qualidade e o rigor do fazer etnográfico, buscando dar conta de um determinado sistema cultural em um período histórico específico. Para transformar a etnografia original, que priorizava sobretudo a densidade dos dados, em um artigo curto foi preciso fazer escolhas e cortes. Inicio o presente artigo com uma rápida revisão da literatura antropológica clássica para indicar como o Sul – o gaúcho e o seu território – foram se constituindo como uma área cultural legitima. Depois, busco dar conta desta dinâmica em que identidade e cultura gaúcha se sobrepõem à identidade de gênero. Escolho três eventos para analisar mais detidamente: os causos de galpão, as rinhas de galo e o suicídio campeiro. Tomo aqui estas práticas como narrativas desta cultura a respeito dela própria, como relatos sociais exemplares dos gaúchos sobre si mesmos.AbstractThis article is an abbreviated account of my ethnography about Gauchos – taken in the strict sense of the term – cowboys, rural workers from the extensive cattle ranching in the pampas of South America. This ethnography was written more than thirty years ago, therefore the data presented here has been collected in a specific time period. In order to maintain the quality and rigor of the ethnographic data about a given cultural system, and transform the original ethnography into an article, it was necessary to make many choices and cuts. Here, first, I make a rapid revision of the classical anthropological literature that takes the South – the Gaucho and its territory – as a cultural area. Then, I address this dynamic where Gaucho identity and culture also overlaps male identity and culture, through the account of three situations: their oral culture, taken as speech events; cockfights; and their death tales and suicide practices. I see these situations as narratives of how the Gauchos themselves shape, present and celebrate their own identity.Downloads
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