OS GAÚCHOS: CULTURA E IDENTIDADE MASCULINA NO PAMPA
Resumo
Este artigo é um resumo de minha etnografia sobre os gaúchos – gaúchos tomados na acepção restrita do termo – vaqueiros, trabalhadores rurais e da pecuária extensiva da região do pampa latino-americano. Esta etnografia foi elaborada há cerca de trinta e cinco anos, os dados são, portanto, datados, coletados em um período específico, mas que, no meu entender, preservam a qualidade e o rigor do fazer etnográfico, buscando dar conta de um determinado sistema cultural em um período histórico específico. Para transformar a etnografia original, que priorizava sobretudo a densidade dos dados, em um artigo curto foi preciso fazer escolhas e cortes. Inicio o presente artigo com uma rápida revisão da literatura antropológica clássica para indicar como o Sul – o gaúcho e o seu território – foram se constituindo como uma área cultural legitima. Depois, busco dar conta desta dinâmica em que identidade e cultura gaúcha se sobrepõem à identidade de gênero. Escolho três eventos para analisar mais detidamente: os causos de galpão, as rinhas de galo e o suicídio campeiro. Tomo aqui estas práticas como narrativas desta cultura a respeito dela própria, como relatos sociais exemplares dos gaúchos sobre si mesmos.AbstractThis article is an abbreviated account of my ethnography about Gauchos – taken in the strict sense of the term – cowboys, rural workers from the extensive cattle ranching in the pampas of South America. This ethnography was written more than thirty years ago, therefore the data presented here has been collected in a specific time period. In order to maintain the quality and rigor of the ethnographic data about a given cultural system, and transform the original ethnography into an article, it was necessary to make many choices and cuts. Here, first, I make a rapid revision of the classical anthropological literature that takes the South – the Gaucho and its territory – as a cultural area. Then, I address this dynamic where Gaucho identity and culture also overlaps male identity and culture, through the account of three situations: their oral culture, taken as speech events; cockfights; and their death tales and suicide practices. I see these situations as narratives of how the Gauchos themselves shape, present and celebrate their own identity.Copyright (c) 2019 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.