Estudos de dinâmica populacional, ancestralidade genética e saúde em comunidades quilombolas: relato de uma experiência
Resumo
A população brasileira é fruto de uma intensa e complexa miscigenação entre indígenas americanos, europeus e africanos. Apesar desse processo, ainda hoje encontramos em todo o país populações isoladas ou semi-isoladas, exemplos das quais são os remanescentes de quilombos. Eles estão presentes em todas as regiões brasileiras e preservam uma riqueza sociocultural e genética inestimável. Aqui, reunimos parte dos resultados obtidos em pesquisas sobre remanescentes de quilombos, de forma independente, pelos grupos de pesquisa dos Laboratórios de Genética Humana das Universidades de Brasília e de São Paulo. Ao concatenarmos dados genéticos, demográficos e de saúde buscamos construir uma visão ampla sobre quilombos de diferentes regiões, no que se refere a dinâmica populacional, ancestralidade genética e doenças como anemia falciforme e hipertensão. Esperamos trazer à tona a importância e a necessidade de que pesquisas com povos tradicionais sejam integradas e multidisciplinares. Essa integração favorecerá não apenas a comunicação entre pesquisadores em antropologia biológica e cultural, mas também permitirá a construção de panoramas mais completos para nortear a elaboração de políticas públicas de saúde que atendam as demandas dessas comunidades.Copyright (c) 2020 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.