O ensino de Arqueologia no mundo pós-pandemia: possibilidade e aproximações com a pedagogia contemporânea

  • Leandro Surya Universidade Federal do Vale do São Francisco
Palavras-chave: simulação em arqueologia, metodologias ativas, tutoria

Resumo

Neste artigo propomos uma reflexão quanto ao ensino de arqueologia no pós-pandemia trazendo a tutoria como uma metodologia para o ensino/aprendizagem em Arqueologia, visando a diminuição do contato social nas atividades presenciais pós-pandemia nas universidades e consequentes prejuízos a saúde. A proposta envolve o estimulo o uso de métodologias ativas no intuito despertar nos discentes independência, autonomia e espírito crítico em relação aos conteúdos discutidos e trabalhados. Busca também estimular o uso de simulações para as atividades práticas e de campo como escavações e prospecções.

Biografia do Autor

Leandro Surya, Universidade Federal do Vale do São Francisco
Programa de Pós-Graduação em Arqueologia
Publicado
2020-05-30
Seção
A arqueologia em tempos de pandemia: inquietações coletivas