O papel da antropologia biológica na educação e na divulgação científica
Resumo
O estudo de aspectos biológicos atrelados a fatores socioculturais na espécie humana tem sido o foco de várias pesquisas orientadas pela Antropologia Biológica. Com longo histórico de atuação e inúmeros laboratórios de pesquisa na Europa e nos Estados Unidos, a Antropologia Biológica ainda é menos representativa na América Latina e no contexto do Brasil particularmente. O potencial das pesquisas realizadas para promoção de impactos sociais positivos em nossa sociedade, em especial pensando-se na promoção de políticas públicas para inclusão, saúde humana e ambiental, e sustentabilidade, acaba sendo minimizado pelo cenário atual onde se observa distanciamento entre o conhecimento acadêmico o que é acessado pela população mais ampla. No presente artigo, os autores apresentam a importância da divulgação científica e do diálogo entre cientistas e a comunidade para além dos muros da academia, com foco em sua experiência em Antropologia Biológica. Compartilhando suas experiências no contexto norte-americano e brasileiro, os autores visam estimular atividades de disseminação do conhecimento entre os colegas de profissão. Destacando a importância de definir claramente os objetivos, a factibilidade e o potencial transformativo de cada proposta, defendemos que as atividades de divulgação científica podem fazer parte do cotidiano dos grupos de pesquisa na disciplina. Com base nas experiências dos autores, o principal objetivo deste artigo de opinião é oferecer estimular colegas Bioantropólogos a explorarem ativamente o potencial da divulgação científica em nesta área do conhecimentoCopyright (c) 2020 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.