Antropologia Biológica e Paleoantropologia: exemplos da pesquisa brasileira
Resumo
A paleoantropologia é um campo que apresenta baixa difusão na ciência brasileira. Esse fato pode ser explicado devido à complexidade e competitividade da área, além da dificuldade de acesso, caso o pesquisador não pertença a um grande centro de pesquisa. Pensando nisso, apresentamos dois caminhos viáveis para aqueles pesquisadores que se interessem em estudar Evolução Humana, mantendo-se vinculados as instituições brasileiras. O primeiro caminho apresentado, é a realização de sínteses teóricas críticas, aprofundando o conhecimento difundido pela disciplina. O segundo caminho apresentado, defende a produção de pesquisas competitivas, a partir do fundamento científico de falseabilidade e replicabilidade através da utilização de dados já publicados, objetivando colaborar com debates vigentes e possibilitar interpretações alternativas. Com o intuito de exemplificar esses caminhos, apresentamos uma síntese quanto as origens do gênero humano, e a primeira saída da África. Em seguida, realizamos uma análise com metodologia alternativa, baseada em dados presentes na literatura especializada, contribuindo para a discussão quanto a posição taxonômica do Australopithecus sediba. Por fim, demonstramos as possíveis contribuições que a Antropologia Biológica brasileira pode trazer para os estudos macroevolutivos humanos.Downloads
Copyright (c) 2020 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.