Cotidiano e Ritual no Passado Pré-Colonial do Sul no Amapá: As Estruturas Arqueológicas dos Sítios Curiaú Mirim I e Laranjal do Jari I (VII ao XVII AD)
Resumo
ResumoA arqueologia do Amapá é conhecida principalmente pelos sítios cerimoniais e cemitérios. Recentemente, os sítios habitação passaram a ser alvo de estudos sistemáticos que visam a compreender o passado pré-colonial da região. Este artigo pretende refletir sobre práticas cotidianas e rituais realizados em duas antigas aldeias do sul no Amapá, por meio de dados qualitativos principalmente de artefatos e restos humanos que foram identificados nas estruturas arqueológicas. A materialização dos descartes nas estruturas arqueológicas durante o passado pré-colonial evoca uma visão contracartesiana das relações que ocorreram nesses lugares. Assim, emergem práticas relacionadas à rememoração dos mortos, sociabilidades e relações com seres visíveis e invisíveis entre os séculos VII ao XVII AD. AbstractThe archeology of Amapá is mainly known for its ceremonial and cemetery sites. Recently, habitation sites have become the target of systematic studies aimed at understanding the pre-colonial past of the region. This article intends to reflect on daily practices and rituals carried out in two ancient villages in the south of Amapá, through qualitative data mainly from artifacts and human remains that were identified in archaeological structures. The materialization of discards in archaeological structures during the pre-colonial past evokes a counter-Cartesian view of the relationships that occurred in these places. Thus, practices related to the remembrance of the dead, sociability, and relationships with visible and invisible beings emerge between the 7th and 17th centuries AD.Copyright (c) 2022 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
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