A CONSOLIDAÇÃO DA FENOMENOLOGIA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ARQUEOLÓGICAS DO BRASIL

  • Sabrina Maciel Universidade do Vale do Taquari
  • Kelly de Oliveira Universidade do Vale do Taquari
  • Neli Galarce Machado Universidade do Vale do Taquari - Univates
Palavras-chave: Arqueologia. Fenomenologia. Revisão integrativa

Resumo

O interesse pelo constructo Paisagem e Fenomenologia para a Arqueologia tem aumentado paralelamente ao número de artigos, teses e dissertações. Deste modo, compreende-se que, os estudos focados nos espaços, tempos e interações, demonstram como as relações existentes entre os humanos e seus ambientes, são importantes para a construção da nossa identidade e história. Com o objetivo de analisar a produção científica acerca da temática, realizou-se uma revisão sistemática da bibliografia. A metodologia selecionada para a elaboração do artigo partiu do levantamento bibliográfico; da seleção e análise de dez artigos os quais foram categorizados conforme a temática e agrupados por intervalos de anos. Como resultados preliminares verifica-se o aumento significativo na última década do século XXI tendo como base os estudos fenomenológicos em investigações arqueológicas.

Biografia do Autor

Sabrina Maciel, Universidade do Vale do Taquari
Bolsista de Iniciação Científica (PROPESQ), Graduanda do Curso de História da Universidade do Vale do Taquari - Univates. 
Kelly de Oliveira, Universidade do Vale do Taquari
Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD/Univates), Mestre em História (PPGH/PUCRS). 
Neli Galarce Machado, Universidade do Vale do Taquari - Univates
Doutora em Arqueologia USP/MAE. Professora e pesquisadora do curso de História e do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates.
Publicado
2022-12-19