O imaginário como forma de entender a constituição das cidades
Resumo
As cidades podem ser examinadas sob diferentes perspectivas. O que propomos com o presente artigo é encontrar um caminho de investigação da simbólica expressa na cidade, a partir do contexto do imaginário durandiano. As imagens apresentam o que seus habitantes carregam consigo no espaço urbano e o que o constitui. As conceituações abstratas das cidades são partes de uma constituição maior e mais ampla, qual seja, a da criação a partir do imaginário dos grupos sociais diferentes que se inter-relacionam ao longo do tempo e produzem e reapresentam as práticas de interação com a urbanidade. A perspectiva examinadora reapresentada pelas narrativas de seus habitantes, projetada em exercícios análogos aos da história oral, servem para dar forma na reapresentação do passado e do presente na constituição, reconstituição e reapresentação da memória coletiva dos espaços urbanos. Os caminhos do imaginário possibilitam experienciar as criações orientadas para o viver da sociedade na urbanidade.Copyright (c) 2022 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.