El Litoral Atlántico Uruguayo: Síntesis arqueológica y apuntes para la conservación
Resumo
ResumenEl presente ensayo hace un compendio de las investigaciones arqueológicas desarrolladas en la región atlántica del departamento de Rocha en Uruguay. En especial describe el repertorio de tipo de sitios identificados desde la década de 1970 y posteriormente en finales de 1990 y primera década de 2000. Presenta también un listado de los fechados obtenidos en los distintos tipos de sitios. A la par de algunas de estas investigaciones, comenzaron a llevarse a cabo relevamiento de estado de conservación de los sitios, con identificación de avanzado riesgo de algunos de estos bienes. Esto plantea la necesidad de establecer nuevas estrategias de abordaje que contemplen la actualización normativa, metodologías acordes y la participación de todos los actores implicados en la conservación y puesta en valor. Resumo Neste ensaio são resumidas as pesquisas arqueológicas desenvolvidas na região atlântica do departamento de Rocha, Uruguai. Em particular, descreve-se o repertório de tipos de sítios identificados desde os anos 1970 e, subsequentemente, desde o final dos anos 1990 até o início dos anos 2000. Apresenta-se também o conjunto de datações obtidas dos diferentes tipos de sítios pesquisados na região. Paralelo a algumas dessas pesquisas, iniciou-se um levantamento do estado de conservação dos sítios, identificando risco avançado em alguns. Isso levanta a necessidade de estabelecer novas estratégias de abordagem que incluam atualização regulatória, metodologias consistentes e a participação de todos os atores envolvidos na conservação e valorização dos sítios.Copyright (c) 2022 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.