Las Ocupaciones Paleoindias en Las Planicies Aluviales del Río Uruguay: Una Perspectiva Geoarqueológica
Resumo
Resumen En este artículo se presentan los resultados obtenidos en las investigaciones geoarqueológicas realizadas en los sitios paleoindios en la Formación Sedimentaria Touro Passo: RS-I-69: Laranjito y Casualidade, ubicados en las proximidades del rio Uruguay. Las actividades de investigación abarcaron excavaciones, sondeos, registro de perfiles geoarqueológicos y análisis sedimentarios. Durante la investigación, de tesis doctoral el objetivo principal fue comprender el proceso de ocupación humana durante la transición Pleistoceno tardío-Holoceno temprano en la región oeste del Estado de Rio Grande do Sul/Brasil, municipalidad de Uruguaiana frontera con la ciudad de Paso de Los Libres/Argentina. Los estudios fueron guiados a partir de un enfoque geoarqueológico sobre las unidades de ocupación depositadas en la Formación Touro Passo (Fm. Touro Passo) con el objetivo de conocer e interpretar los contextos socioculturales que contribuyeron a las discusiones relativas a los modelos de poblamiento del continente sudamericano. ResumoEste artigo apresenta os resultados obtidos nas investigações geoarqueológicas realizadas nos sítios paleoíndios da Formação Sedimentar Touro Passo: RS-I-69: Laranjito e Casualidade, localizados nas proximidades do Rio Uruguai. As atividades de pesquisa incluíram escavações, levantamentos, registro de perfis geoarqueológicos e análises sedimentares. Durante a pesquisa de tese de doutorado, o objetivo principal foi compreender o processo de ocupação humana durante a transição do Pleistoceno tardio-início para o Holoceno na região oeste do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, município de Uruguaiana na fronteira com a cidade de Paso de Los Livre/Argentina. Os estudos foram orientados a partir de uma abordagem geoarqueológica sobre as unidades de ocupação depositadas na Formação Touro Passo (Fm. Touro Passo) com o objetivo de conhecer e interpretar os contextos socioculturais que contribuíram para as discussões relacionadas aos modelos de povoamento do continente.Copyright (c) 2022 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.