Entre agujas, hilos y mullos: tejiendo narrativa e interlocuciones a la luz de la mirada ecológica

Resumo

El objetivo de este artículo es destacar la relevancia de utilizar la narrativa (Cunha, 1997), en mi proceso formativo como investigadora y educadora ambiental. A través de mi trayectoria y experiencia con el tejido en mullo, voy levantando varios cuestionamientos que aparecen a manera de provocaciones a lo largo del texto. Teniendo como base teórica a la Educación Estético-Ambiental (Estévez, 2017 y Dolci, 2014) y al Abordaje Bioecológico de Desarrollo Humano (Bronfenbrenner 1996, 1998 y 2011), voy tejiendo algunas relaciones con ese tipo de artesanía y el Pueblo Saraguro del sur de Ecuador.  Pese a encontrarse narrado en primera persona, en estas líneas se entrecruzan el compañerismo y apoyo de varias mujeres, principalmente de la segunda autora —orientadora y amiga—. 

Biografia do Autor

Lissette Torres-Arévalo, Universidade Federal do Rio Grande, FURG
Sou equatoriana, mulher, mestiza e artesã. Sou também, Médica Veterinária e Zootecnista, pela Universidade de Cuenca, Ecuador (2012). Trabalhei na área de produção e saúde animal, além de identificação e rastreabilidade, na Província do Azuay. Fui bolsista pela SENESCYT, na "Convocatoria Abierta 2013, Primera Fase" e estudei o Mestrado em Gestão e Planificação Ambiental na Universidade de Chile, Santiago de Chile, obtendo o título de Magister em 2016. Sou bolsista pela OEA/Coimbra desde o ano 2018, e estou cursando o Doutorado em Educação Ambiental, na Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Brasil. Estou finalizando o curso. Minha área atual de pesquisa é o artesanato indígena.
Narjara Mendes Garcia, FURG, Universidade Federal do Rio Grande
Graduação em Pedagogia- Educação Infantil. Mestre e Doutora em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental (FURG). Realizou Doutorado Sandwich na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, como bolsista CNPq, e o Estágio Pós-Doutoral no Instituto Universitário de Lisboa, como bolsista CAPES. Professora Adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, na linha de pesquisa Formação de Educadores Ambientais. Coordenadora Pedagógica na Secretaria de Educação a Distância - SEaD/ FURG. Atuou como coordenadora pedagógica em programas sociais com jovens e famílias em situação de risco. Coordena o projeto de extensão e pesquisa em Educação Parental no Centro de Referência em Apoio às Famílias (CRAF/ FURG). Pesquisadora no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/ FURG. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Ecoinfâncias: Infâncias, Ambientes e Linguagens. Aborda os seguintes temas: Educação Ambiental nas instituições educativas; Formação de educadores ambientais; Infâncias, juventudes e ambiente; Educação Parental; Educação da infância; Educação a Distância nos cursos de licenciatura.
Publicado
2022-12-19
Seção
Dossiê "Artesanatos e Territórios"