Artesanato em lã: uma referência cultural na Pampa sul rio-grandense
Resumo
: Este artigo versa etnograficamente sobre o saber-fazer artesanal em lã crua ovina, sobretudo aquele realizado por mulheres em Jaguarão, no extremo Sul do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai, atentando para a técnica do crochê em jacquard, a qual se destaca como um saber da cidade e região. O artesanato em lã sul-rio-grandense abarca diferentes técnicas, tecnologias e modos para transformar a fibra em peças da lida campeira, como, por exemplos, ponchos, palas, xergões, comercializados nas casas das artesãs, em feiras ou em lojas agropecuárias. O objetivo do texto é acompanhar antropologicamente o processo artesanal, que envolve a criação de rebanhos ovinos, as técnicas de esquila (tosquia), até a transformação da lã para diversos fins, desde a introdução nos rebanhos na região platina. Nesse sentido, busca refletir para além da peça, mas sobre os caminhos da lã, por meio das formas de transmissão, da organização dos processos de produção, dos materiais utilizados, das relações entre artesãs e instituições. A vinculação da pesquisa com a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais Lida Campeira (INRC Lida Campeira), propiciou o reconhecimento do artesanato em lã enquanto um saber-fazer difundido historicamente pelas mulheres na pecuária familiar da Pampa.Downloads
Copyright (c) 2022 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.