RESENHA: ARAUJO, Astolfo Gomes de Mello. Por uma Arqueologia cética – ontologia, epistemologia, teoria e prática da mais interdisciplinar das disciplinas. Curitiba: Appris Editora, 2019, 381p.

Palavras-chave: Arqueologia, Teoria, Prática, Ontologia, Epistemologia, Interdisplinaridade

Biografia do Autor

Gilcimar Costa Barbosa, Universidade Federal de Rondônia
Graduado em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Membro dos grupos de pesquisa Recôncavo Arqueológico (UFRB) e Arqueologia na Amazônia Meridional (UNIR); Dentre as atuações, durante a graduação foi bolsista de iniciação científica da FAPESB, do Programa Permanecer da UFRB e Monitor de disciplinas do curso de graduação em Museologia; No âmbito profissional, foi professor vinculado ao Núcleo de Museologia, Campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe; Atuou como pesquisador vinculado a Scientia Consultoria Científica, frente a trabalhos de licenciamento ambiental; Foi museólogo do Museu Universitário da Universidade Federal do Acre. É museólogo vinculado ao Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Rondônia. Áreas de interesse: documentação, teoria e legislação museológica; musealização de acervos arqueológicos; arqueologia pré-colonial. Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Carlos Alberto Santos Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Campus Cachoeira/São Félix. Pesquisador Associado do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio, da Universidade de Coimbra. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Museologia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e do Programa de Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade (PPGDCI), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Museólogo pela UFBA (2001); mestre em Arqueologia / Conservação do Patrimônio pela UFPE (2005); mestre (2007) e doutor (2012) em Arqueologia pela FLUC-PT; cumpriu pós-doutorado, com apoio da CAPES, no PPGDCI/UEFS (2017). É membro dos grupos de Pesquisa Bahia Arqueológica (UFBA), Recôncavo Arqueológico (UFRB) e Musealização da Arqueologia (USP). Atua nas áreas da museologia e da arqueologia, onde desenvolve trabalhos, pesquisas e docência nos campos da teoria museológica, teoria dos objetos e das coleções, gestão museológica, produção de pesquisas museológicas, legislação para o patrimônio, educação patrimonial, processos museológicos em acervos arqueológicos, arqueologia histórica e representações rupestres.
Publicado
2022-06-30