Estudos arqueológicos na região entre os rios Guaporé e Carreiro, Rio Grande do Sul, Brasil

  • Carlos Eduardo Marroni Universidade do Vale do Taquari
  • Jones Fiegenbaum Universidade do Vale do Taquari
  • Neli Teresinha Galarce Machado Universidade do Vale do Taquari - Univates

Resumo

Esse trabalho é resultado da pesquisa realizada na área interfluvial dos rios Guaporé e Carreiro, localizada na região nordeste do Rio Grande do Sul. A área foi alvo de pesquisas arqueológicas realizadas no início da década de 1970, e com breves incursões no início dos anos 2000. O objetivo deste artigo é apresentar a investigação sobre a presença da cultura material de grupos antigos na região, denominados povos indígenas. Considera-se a potencialidade da história indígena dessas antigas ocupações humanas na região e com isso realizou-se a identificação dos pontos de interesse arqueológico com a presença de vestígios materiais entre os rios citados. A metodologia aplicada baseou-se na localização e registro das áreas a partir de modelos de parâmetro locacional e atividades de prospecção. Como resultados finais, foram identificadas 23 áreas com a presença de vestígios materiais. A variabilidade dos padrões ambientais onde os pontos estão localizados, somados à tecnotipologia dos artefatos demonstra a presença de diferentes grupos humanos e de diferentes estratégias de assentamentos.  Palavras-chave: Arqueologia. Rio Guaporé. Rio Carreiro. Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Marroni, Universidade do Vale do Taquari
Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES e mestrado em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Atualmente é Professor de História e Geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi. Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas:Arqueologia, Evidências, Paisagem, Rio Guaporé, Rio Carreiro.
Jones Fiegenbaum, Universidade do Vale do Taquari
Doutor em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento na UNIVATES. Mestre em História latino-americana, pelo PPG da Unisinos. Graduado em Licenciatura em História pela Univates, RS. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica, atuando principalmente com temas ligados a ocupação humana pré-colonial da região Vale do Taquari/RS. Atua em Consultoria Arqueológica: Diagnóstico, Prospecção, monitoramento e salvamento.
Neli Teresinha Galarce Machado, Universidade do Vale do Taquari - Univates
Doutora em Arqueologia USP/MAE. Professora e pesquisadora do curso de História e do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates.
Publicado
2023-12-21