Estudos arqueológicos na região entre os rios Guaporé e Carreiro, Rio Grande do Sul, Brasil

  • Carlos Eduardo Marroni Universidade do Vale do Taquari
  • Jones Fiegenbaum Universidade do Vale do Taquari
  • Neli Teresinha Galarce Machado Universidade do Vale do Taquari - Univates

Resumo

Esse trabalho é resultado da pesquisa realizada na área interfluvial dos rios Guaporé e Carreiro, localizada na região nordeste do Rio Grande do Sul. A área foi alvo de pesquisas arqueológicas realizadas no início da década de 1970, e com breves incursões no início dos anos 2000. O objetivo deste artigo é apresentar a investigação sobre a presença da cultura material de grupos antigos na região, denominados povos indígenas. Considera-se a potencialidade da história indígena dessas antigas ocupações humanas na região e com isso realizou-se a identificação dos pontos de interesse arqueológico com a presença de vestígios materiais entre os rios citados. A metodologia aplicada baseou-se na localização e registro das áreas a partir de modelos de parâmetro locacional e atividades de prospecção. Como resultados finais, foram identificadas 23 áreas com a presença de vestígios materiais. A variabilidade dos padrões ambientais onde os pontos estão localizados, somados à tecnotipologia dos artefatos demonstra a presença de diferentes grupos humanos e de diferentes estratégias de assentamentos.  Palavras-chave: Arqueologia. Rio Guaporé. Rio Carreiro. Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Marroni, Universidade do Vale do Taquari
Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES e mestrado em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Atualmente é Professor de História e Geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi. Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas:Arqueologia, Evidências, Paisagem, Rio Guaporé, Rio Carreiro.
Jones Fiegenbaum, Universidade do Vale do Taquari
Doutor em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento na UNIVATES. Mestre em História latino-americana, pelo PPG da Unisinos. Graduado em Licenciatura em História pela Univates, RS. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica, atuando principalmente com temas ligados a ocupação humana pré-colonial da região Vale do Taquari/RS. Atua em Consultoria Arqueológica: Diagnóstico, Prospecção, monitoramento e salvamento.
Neli Teresinha Galarce Machado, Universidade do Vale do Taquari - Univates
Doutora em Arqueologia USP/MAE. Professora e pesquisadora do curso de História e do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates.
Publicado
2023-12-21