ARQUEOMITOLOGIA: UMA BREVE INTRODUÇÃO
Resumo
Este artigo coloca-se como um ensaio onde a questão das relações entre a cultura material e a mitologia é explorada através de uma perspectiva baseada numa vertente da arqueologia que, embora pouco divulgada e conhecida, proporcionou grande avanço no estudo das antigas crenças humanas, a arqueomitologia. Neste trabalho realizamos uma breve reflexão a respeito da importância que a mitologia exerceu e ainda exerce em várias sociedades tanto do passado quanto do presente. Exploramos, ainda, as questões teóricas referentes ao estudo da mitologia. Apresentamos aqui algumas teorias onde a mitologia é entendida de diversas formas que vão desde abordagens evolucionistas dos mitos até aquelas onde os mitos aparecem como necessidades de fundo psicológico dos seres humanos. Tratamos, ainda, da questão de como os arqueólogos têm trabalhado o tema, mostrando a grande diversidade de abordagens usadas dentro da arqueologia quando em contato com elementos da cultura material que direta ou indiretamente refletem algum elemento mítico. Nossa proposta neste artigo é fazer uma apresentação das principais premissas da arqueomitologia, oferecendo aos leitores uma brevíssima introdução ao tema.A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.