Sobre Contas e Trançados:
Análise dos acompanhamentos funerários em materiais perecíveis do indivíduo exumado do sítio Lagoa Cercada (Colônia do Gurguéia, Piauí)
Resumo
No sítio Lagoa Cercada, localizado em Colônia do Gurguéia (PI), foram exumados os restos esqueletais de um indivíduo depositado à superfície em gruta exibindo excepcional preservação de material ósseo e tecidos moles mumificados naturalmente. O pacote artefatual associado a este contém mais de 829 contas de colar, fibras vegetais trançadas, um fragmento de têxtil e um punho de rede de dormir. Esses artefatos perecíveis foram examinados e mensurados, considerando-se suas características físicas. Enterramentos em rede de dormir constituem uma tradição indígena registrada na História recente que remonta às populações arqueológicas do Nordeste Brasileiro e somam-se a outros contextos regionais com presença de cestaria e tecelagem.Copyright (c) 2023 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.