Trauma e Sinostose Craniana Precoce:
Estudo de Caso de um Indivíduo Feminino do Sítio Arqueológico Furna do Estrago, Brejo da Madre de Deus, Pernambuco
Resumo
Este estudo de caso lida com evidências de trauma e sinostose craniana precoce em um indivíduo arqueológico (FE 87.10/MUSARQ – A 75, Museu de Arqueologia e Ciências Naturais da Universidade Católica de Pernambuco) proveniente do Sítio Arqueológico Furna do Estrago, Brejo da Madre de Deus, Pernambuco. A análise macroscópica resultou na construção do perfil paleobiológico do indivíduo, caracterizando-o como provável feminino com cerca de 16 anos de idade à morte. Foi observada uma lesão óssea contundente (fratura incompleta por compressão) na porção lateral direta do osso frontal e a obliteração completa da sutura coronal entre o parietal direito e o frontal. Foi realizada uma microtomografia computadorizada 3D por transmissão de raios X na zona lesionada. Este exame mostrou uma lesão aguda superficial que atinge apenas a tábua óssea externa do crânio sem fraturas radiantes e sem evidência de rompimento da superfície endocraniana. Apresentamos argumentos para uma provável correlação entre o trauma e a craniossinostose. Lesões similares em indivíduos arqueológicos sugerem o envolvimento de atos de violência.Copyright (c) 2023 Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.