POR UMA ETNOGRAFIA DA RECEPÇÃO
Resumo
O documentário “Instalações – Rituais”, realizado em 2010, mostra benzedeiras e a devoção ao santo não-canônico São João Maria em 12 cidades do Sul do Paraná e Norte Santa Catarina, conhecida como Região do Contestado. O filme foi exibido em várias cidades e para diferentes públicos: entre benzedeiras e consulentes, em universidades para antropólogos e estudantes, para artistas, educadores e público em geral, em congressos de Antropologia, como a IX RAM e 28ª RBA (indicado ao Prêmio Pierre Verger) e em festivais nacionais, como a Mostra Internacional do Filme Etnográfico do Rio de Janeiro (2011) e o Festival do Filme Etnográfico de Recife (2011). As exibições foram acompanhadas de debates, nos quais os receptores puderam expor suas compreensões sobre o filme. Diante de tais experiências foi possível perceber que a pesquisa não se encerrava em seu objetivo, o que trouxe novas contribuições. Com isto, os expectadores deixavam de ser meros receptores e protagonizam o papel de mediadores. O presente artigo pretende fazer uma “uma etnografia da recepção” e ao mesmo tempo ultrapassar a noção do receptor como passivo, a partir dos conceitos de “mediação” de Gilberto Velho e “mediações” de Jesús Martín-Barbero.A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.