A identidade surda e educação inclusiva: explorando a integração da memória coletiva e da diferença cultural

  • Daiane Araujo Avelino Bezerra Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Resumo

Este artigo examina a relação entre identidade surda e educação inclusiva, destacando a integração da memória coletiva e da diferença cultural como elementos fundamentais nesse contexto. O objetivo principal é analisar como esses aspectos contribuem para a compreensão da identidade surda e sua influência na prática educacional inclusiva. Para atingir esse objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica como metodologia principal. Entre os teóricos fundamentais para esta análise, destacam-se Hall (2014), Halbwachs (2006), Nora(1993/1997) Strobel (2009), Skliar (1998), Albertoni (2015), UNESCO (1994) e legislações como a LDBEN (1996), entre outros. Os resultados destacam a importância de reconhecer a identidade surda como uma construção cultural e social complexa, influenciada pela memória coletiva e pela diversidade cultural, e como essa compreensão pode informar práticas educacionais mais inclusivas e sensíveis às necessidades dos alunos surdos. Esta análise ressalta a relevância de promover práticas educacionais que atendam às necessidades dos alunos surdos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária, equitativa e respeitosa à diversidade.

 

Palavras-chave: Identidade Surda; Educação Inclusiva; Memória Coletiva; Diferença Cultural; Práticas Educacionais.

 

Publicado
2025-10-31