Entre o Direito e a Privação

Reflexões sobre o DHAA a partir de uma etnografia das práticas alimentares no Presídio Regional de Pelotas

  • Tamires Rodrigues Siqueira Universidade Federal de Pelotas
  • Renata Menasche Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Por meio de uma abordagem etnográfica, este trabalho investiga as práticas alimentares no sistema prisional de Pelotas, à luz do debate sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Considerando que o ato de comer, mais do que uma necessidade biológica, se torna uma expressão de agência e sociabilidade no contexto carcerário, a pesquisa busca compreender como a alimentação oferecida no cárcere repercute nos corpos e nas mentes dos apenados, além das relações que emergem desse cenário. Nesse contexto, o estudo explora as táticas utilizadas pelos apenados para contornar a precariedade alimentar à qual estão submetidos, revelando formas de resistência e adaptação. A comida, portanto, se destaca como um elemento chave para refletir sobre as complexidades que permeiam o sistema carcerário, principalmente por ultrapassar sua dimensão biológica.

Biografia do Autor

Tamires Rodrigues Siqueira, Universidade Federal de Pelotas

Bacharela em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura (GEPAC) onde desenvolveu pesquisa durante a graduação sobre alimentação na pandemia, com ênfase na insegurança alimentar na cidade de Pelotas/RS, explorando suas nuances e impactos sociais. Atualmente é mestranda no Programa de pós-graduação em Antropologia da UFPel, e bolsista do Grupo Carrefour Brasil. 

Renata Menasche, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Antropologia Social. Professora do Curso de Bacharelado em Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGAnt/UFPel), professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura (GEPAC - https://www.ufrgs.br/gepac/).

Publicado
2025-12-30