NO RASTRO DA TRAGÉDIA: PROJETOS DESENVOLVIMENTISTAS NA TERRA INDÍGENA WAIMIRI-ATROARI
Resumo
Neste trabalho, eu apresento um breve resumo da implantação dos grandes projetos desenvolvimentistas na terra indígena Waimiri-Atroari. Com a análise dos agentes públicos, da ditadura civil-militar e da iniciativa privada em seu território tradicionalmente ocupado. Nessa ótica, abrimos a pesquisa para a discussão de três grandes projetos: a construção da BR 174, a ação do grupo Paranapanema, responsável pela Mineração Taboca S/A, que administra a mina de Pitinga e a construção da Usina Hidrelétrica de Balbina, analisando suas causas e consequências. O processo de demarcações de terras, desde a chancela do decreto de 1971, que criou a reserva indígena Waimiri-Atroari, já durante a ditadura civil-militar, até as demais demarcações, inclusive a que trata da diminuição do território indígena em 1981, também são objetos de investigação e análises, assim como, a concessão dos alvarás de autorização e funcionamento desses grandes empreendimentos.A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.