LE MONTAGE EN ANTHROPOLOGIE FILMIQUE: REFLEXION A PARTIR DU «PORTRAIT» DE L’OUVRIER EN REGION PARISIENNE

  • Aliénor Martaud
Palavras-chave: Imagens, operário, antropologia partilhada, retrato, montagem.

Resumo

Como realizar o "retrato" filmado do trabalhador na região parisiense? Se a organização do trabalho de campo permite misturar a experiência e os instrumentos etnográficos, o uso do vídeo nos confronta a novas problemáticas, relacionadas à escrita fílmica. Aqui, trataremos de questionar a montagem na realização de um filme documentário. Como Jean Rouch e Edgar Morin, preconizamos que "a imagem, tal como a entrevista, não é suficiente para revelar o real. É por meio da construção, ou seja, pela montagem, que podemos pesquisar a ‘verdade sociológica’". A montagem é o ponto culminante onde vêm se refletir as intenções do pesquisador, sua subjetividade e a expressão do mundo real do qual ele dá conta. No âmbito desta pesquisa, nós optamos, então, pela realização de um tríptico visual. O primeiro é um documentário construído pelos trabalhadores; o segundo, pelo pesquisador; e o terceiro, é uma proposta fílmica sobre a pesquisa em andamento. Este triplo olhar sobre a realização de um “retrato” operário multiplica os eixos de leitura e interroga sobre o lugar da imagem no campo das ciências sociais.
Publicado
2014-12-27
Seção
DOSSIÊ ESPECIAL: Restituição e difusão pela Imagem em Antropologia