LE MONTAGE EN ANTHROPOLOGIE FILMIQUE: REFLEXION A PARTIR DU «PORTRAIT» DE L’OUVRIER EN REGION PARISIENNE
Resumo
Como realizar o "retrato" filmado do trabalhador na região parisiense? Se a organização do trabalho de campo permite misturar a experiência e os instrumentos etnográficos, o uso do vídeo nos confronta a novas problemáticas, relacionadas à escrita fílmica. Aqui, trataremos de questionar a montagem na realização de um filme documentário. Como Jean Rouch e Edgar Morin, preconizamos que "a imagem, tal como a entrevista, não é suficiente para revelar o real. É por meio da construção, ou seja, pela montagem, que podemos pesquisar a ‘verdade sociológica’". A montagem é o ponto culminante onde vêm se refletir as intenções do pesquisador, sua subjetividade e a expressão do mundo real do qual ele dá conta. No âmbito desta pesquisa, nós optamos, então, pela realização de um tríptico visual. O primeiro é um documentário construído pelos trabalhadores; o segundo, pelo pesquisador; e o terceiro, é uma proposta fílmica sobre a pesquisa em andamento. Este triplo olhar sobre a realização de um “retrato” operário multiplica os eixos de leitura e interroga sobre o lugar da imagem no campo das ciências sociais.A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.