RECURSOS NATURAIS E COTIDIANO: POPULAÇÃO RIBEIRINHA E A GESTÃO DA RDS ALCOBAÇA – UHE TUCURUÍ/PA
Resumo
A implantação de hidrelétricas na Amazônia brasileira tem ocasionado sérios problemas socioambientais - processo migratório de populações de várias regiões do país, impactos negativos sobre o meio ambiente e em comunidades tradicionais que sobreviviam diretamente dos recursos extraídos da área atingida. Embora medidas mitigadoras desses impactos estejam sendo desenvolvidas, pode-se observar a ineficácia da gestão nessas áreas. Este artigo analisa os impactos socioambientais provocados pela construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí na Amazônia paraense, especificamente em uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável - Reserva de Desenvolvimento Sustentável Alcobaça. Usando entrevistas e observação direta a pesquisa se debruça especialmente sobre o cotidiano da população ribeirinha da reserva, descrevendo os aspectos de formação do lago e a realidade contemporânea dessas populações afetadas por mais um projeto desenvolvimentista implementado na Amazônia brasileira.A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.