RESIDÊNCIA DO SENHOR ANTÔNIO: HABITAÇÃO DE TAIPA E BARRO, LUGARES DE MEMÓRIA E MEMÓRIA DE LUGARES
Resumo
A noção de patrimônio edificado mais difundida no Brasil é representada pelos grandes casarões e estabelecimentos elitistas que remontam às épocas colonial e imperial e, em alguns casos, até mesmo a projetos do início do século XX. Logo, a legitimação desta noção de patrimônio interfere no processo de autoafirmação dos indivíduos, apresentando-se como instrumento de afirmação de um projeto de poder, ao mesmo tempo que obscurece e silencia a memória de outros segmentos sociais. Neste artigo, trabalhamos com a história oral segundo o conceito de Michael Pollak que, ao dar voz às “memórias subterrâneas” faz com que grupos subalternos possam ser ouvidos e terem suas memórias preservadas. O artigo parte dos dados obtidos junto à comunidade Barreiro do Café, localizada na área rural do município de São Raimundo Nonato, Piauí. Tais dados, oriundos de uma pesquisa que se localiza na interface entre a Arqueologia e a História, demonstram a necessidade de ampliação da noção de patrimônio para que agregue a memória de grupos subalternos do semiárido nordestino que são representativos da memória regional e que costumam ser esquecidos.A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.