POVOS INDÍGENAS, DESENVOLVIMENTO E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: APANIEKRÁ E RAMKOKAMEKRA-CANELA, PODER TUTELAR E AGRO-NEGÓCIO NO SERTÃO MARANHENSE
Resumo
O centro-sul do Estado do Maranhão experimentou, nas últimas décadas, mudanças econômicas e socioambientais decorrentes do desenvolvimento regional. Esse processo impactou a organização social e simbólica dos grupos indígenas locais, com a imposição da lógica do mercado sobre a da auto-sustentação destes grupos. Os Apaniekrá e Ramkokamekra-Canela (Jê-Timbira) foram envolvidos por essa nova fronteira econômica, com a implantação do Projeto Ferro-Carajás e do Programa Grande Carajás, transformando fazendas e núcleos sertanejos em empreendimentos do agro-negócio - lavouras de soja, cana-de-açúcar, eucalipto, criação de gado - o que levou a FUNAI a realizar estudos para a revisão demarcatória das Terras Indígenas Kanela e Porquinhos. Com apoio de políticos locais, os sertanejos têm obtido junto ao INCRA e ITERMA, a titulação das terras que ocupam e a criação de novos assentamentos rurais, enquanto agências federais, estaduais e ONGs têm implementado projetos de desenvolvimento étnico e local junto a grupos indígenas e regionais. O trabalho analisa os impactos das intervenções vinculadas ao desenvolvimento sobre os Apaniekrá e Ramkokamkra-Canela e as respostas por estes elaboradas, através de movimentos sócio-religiosos e do associativismo indígena.A revista Tessituras não cobra nenhuma para a submissão e publicação dos textos.
Ao realizar a submissão do texto o(s) autor(es) está (ão) concordando automaticamente com a publicação do mesmo, caso obtenha pareceres positivos dos avaliadores. Com a publicação o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente cedendo os direitos autorais do texto para a Revista Tessituras. Os autores somente poderão publicar o mesmo texto em outras obras, veículos e/ou periódicos mediante autorização formal da Comissão Editorial Executiva da Revista Tessituras. Tal procedimento faz-se necessário porque a Revista Tessituras tem o compromisso de publlicar apenas textos originais.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Os textos publicados na revista Tessituras possuem licença CREATIVE COMMONS de atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.