MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA EM FRANQUIAS EMPRESARIAIS EA CAPACIDADE DE ABSORÇÃO

  • Giuliana Martinelli Pacheco Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR - UNICENTRO
  • Katiane Crotti Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR - UNICENTRO.
  • Marlete Beatriz Maçaneiro Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR - UNICENTRO
  • Marcos Roberto Kuhl Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR - UNICENTRO

Resumo

A pesquisa buscou identificar os mecanismos de transferência de tecnologia que são mais utilizados por franquias de segmentos diferenciados e a capacidade de absorção do conhecimento transferido. Para a coleta e análise dos dados, utilizou-se a abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionários a 37 franquias e o tratamento dos dados se deu por meio das análises de Cluster e Análise Fatorial Exploratória. Os principais resultados apontam que o e-mail configura-se como o modo mais usual nas relações estabelecidas entre franqueador e franqueado, além de outros mecanismos de baixo grau de riqueza de informações, tais como os manuais, relatórios, base de dados e instruções normativas. A partir da utilização desses mecanismos, o franqueado consegue adequar-se aos padrões determinados pelo franqueador, o que significa que a transferência de tecnologia consegue ser efetiva nas franquias pesquisadas. Verificou-se também que a capacidade de absorção do conhecimento é satisfatória, devido à capacitação organizacional e à utilização eficiente dos mecanismos de transferência de tecnologia.

Biografia do Autor

Giuliana Martinelli Pacheco, Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR - UNICENTRO
Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR - UNICENTRO, Brasil.
Katiane Crotti, Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR - UNICENTRO.
Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR - UNICENTRO, Brasil e professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR - UNICENTRO, Brasil, com docência no Curso de Secretariado Executivo.
Marlete Beatriz Maçaneiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR - UNICENTRO
Mestre e doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil, professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR - UNICENTRO, Brasil, com docência no Cuso de Secretariado Executivo, no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Administração - PPGADM e no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT.
Marcos Roberto Kuhl, Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR - UNICENTRO
Mestre e doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil, professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR - UNICENTRO, Brasil, com docência no Curso de Ciências Contábeis, no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Administração - PPGADM e no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT.
Publicado
2018-12-14
Seção
ARTIGOS