PRÁTICAS MECANICISTA E ORGÂNICA E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DAS EMPRESAS

  • Cinara Gambirage Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Jaison Caetano da Silva Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Jacir Leonir Casagrande Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Carlos Rogério Montenegro de Lima Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Resumo

O presente estudo tem por objetivo discutir a estrutura organizacional adotada pelas empresas mecanicistas e orgânicas e os reflexos no seu desempenho.  Para tanto, utiliza-se do suporte da teoria das organizações, embasando a discussão de que os diferentes arranjos de estruturas organizacionais reagem de diferentes maneiras às necessidades da adaptação ao ambiente e, consequentemente, possuem diferentes maneiras de avaliarem seu desempenho, bem como apresentam diferentes desempenhos. A partir da discussão teórica, propõe-se uma agenda de pesquisa com hipóteses a serem testadas em estudos futuros, podendo ser consideradas como contribuintes para o campo da pesquisa em estudos organizacionais como tentativa de melhor compreender o fenômeno abordado.

Biografia do Autor

Cinara Gambirage, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) de Florianópolis SC. Especialista em Docência na Educação a Distância pela FAE de Curitiba PR. Graduada em Letras trilíngue pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) de Caçador SC. Graduanda em Administração pela UNIARP de Caçador SC. Atualmente, é docente nos cursos de graduação na UNIARP de Caçador SC.
Jaison Caetano da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Graduado em Matemática (2013) e em Administração (2014) pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Especialização em Gestão Estratégica de Finanças, Contabilidade e Controladoria (2017) pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Mestre em Administração (2016) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Tem experiência na área de compras e no suporte à área de custos e controladoria em Instituições de Ensino Superior, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Estratégia, finanças, custos e materiais. Também atuou como professor da disciplina de Matemática para o Ensino Fundamental, Médio e Superior.
Jacir Leonir Casagrande, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
Jacir Leonir Casagrande é Doutor em Engenharia de Produção (Ergonomia) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção ? PPGEP/ UFSC (2002). Mestre em Ciências Sociais (Sociologia Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Graduado em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque/SC (1983). Atualmente é professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina com alocação integral no Programa de Pós-Graduação em Administração ? PPGA/UNISUL . Atua como docente nas seguintes disciplinas: Metodologia da Pesquisa em Administração, Seminário de Projetos de Dissertação, Teoria Organizacional, Sociologia, Ciência e Pesquisa e Cenários Futuros. É líder do Núcleo de Pesquisa em Humanidades ? NUPEH/UNISUL. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Inovação Social do PPGA/UNISUL. Coordenador do Programa de Pós-Graduação(Mestrado) em Administração da UNISUL (2013 - ...)
Carlos Rogério Montenegro de Lima, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1997), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado em Administração - da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de desempenho organizacional, finanças, custos e gestão universitária.
Publicado
2018-12-14
Seção
ARTIGOS