A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DE QUALIDADE NO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO NO SETOR ELÉTRICO

  • Leonam Nápoles Fogaça Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
  • Maria Aparecida do Nascimento Cavalcanti Marques Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
  • Roberto Silva da Penha Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Resumo

O setor elétrico brasileiro vive uma nova fase caracterizada pelo marco regulatório de 2004. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), propusesse indicadores de qualidade ao setor elétrico. A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRAADE) criou um prêmio que reconhece o esforço das distribuidoras de energia, com base em diversos quesitos. Esse trabalho, tem por objetivo analisar se há diferenças entre os indicadores econômico-financeiros das empresas ganhadoras do Prêmio ABRADEE na categoria Gestão da Qualidade e os indicadores das demais empresas integradas à associação ABRADEE. A pesquisa é de natureza descritiva e o procedimento foi o de análise documental. Para isso foram analisados os indicadores econômico-financeiros que foram calculados a partir das demonstrações contábeis de 2012 a 2015 de 47 empresas associadas à ABRADEE, considerando as participantes e ganhadoras do Prêmio. Sendo a comparação feita para as empresas premiadas entre os anos de 2013 a 2016. Foi calculado um conjunto de indicadores relativos a liquidez, estrutura de capital, rentabilidade e lucratividade das empresas. Os resultados da análise apontaram que as empresas ganhadoras do grupo Gestão de Qualidade não apresentaram indicadores melhores do que as outras empresas associadas, embora alguns indicadores tenham apresentado alguma diferença.

Biografia do Autor

Leonam Nápoles Fogaça, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
Maria Aparecida do Nascimento Cavalcanti Marques, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
Mestre pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis – UnB/UFPB/UFRNProfessora do curso de ciências contábeis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
Roberto Silva da Penha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Professor Assistente dedicação exclusiva da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, doutorando em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia - UFU e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB. Estudioso em normas internacionais de contabilidade, contabilidade societária e análise das demonstrações contábeis.
Publicado
2019-08-23
Seção
ARTIGOS