ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS: UM ESTUDO APLICADO NOS HOTÉIS DE PALMAS-TO

  • Otávio Bezerra de Sena Júnior Universidade de Brasília (UnB) https://orcid.org/0000-0003-2226-2864
  • Deusimária Fernandes Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).
  • Alice Emanuele de Almeida Barros Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Resumo

O setor de hotelaria vem crescendo em Palmas/TO, incrementando a oferta de acomodação para os viajantes. Diante do aumento da demanda, o trade hoteleiro vem incorporando novos empreendimentos, acirrando a competitividade entre os meios de hospedagem, despertando as empresas para a adoção de estratégias que visem a conquistar novos hóspedes e fidelizar os assíduos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as principais estratégias competitivas utilizadas no mercado hoteleiro de Palmas/TO. Foi realizada uma pesquisa descritiva-exploratória com abordagem qualitativa, com os gerentes e proprietários. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e após análise e levantamento de dados os resultados foram apresentados baseando-se no modelo de Porter (2009). Os principais resultados demonstraram que as estratégias de preço e atendimento diferenciado foram as mais destacadas para fidelizar e atrair novos hóspedes, forçando os hotéis a se adaptarem estruturalmente para acompanhar o desenvolvimento do setor de maneira competitiva e inovadora.

Biografia do Autor

Otávio Bezerra de Sena Júnior, Universidade de Brasília (UnB)
Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), atuando na linha de Estratégia, Marketing e Inovação. Mestre e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. 
Deusimária Fernandes Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).
Tecnóloga em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Palmas. Graduada em Administração pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
Alice Emanuele de Almeida Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Bacharel e Mestranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Gestão da Qualidade de Serviços pela Universidade Potiguar (UnP). Gerente de Turismo na Luck Receptivo.  
Publicado
2021-11-25