Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Geographia Meridionalis é um periódico de acesso aberto do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas e que adota a modalidade de publicação em fluxo contínuo. Seu objetivo é difundir o conhecimento da Geografia e áreas afins por meio de Artigos, Notas, Resenhas e Entrevistas resultantes de pesquisas de reconhecido mérito técnico-acadêmico.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos para publicação na Revista Geographia Meridionalis passarão por uma triagem editorial antes de serem enviados aos avaliadores.  Na triagem editorial os trabalhos submetidos serão avaliados considerando os critérios mínimos exigidos pelo periódico: 

  • Adequação quanto à formatação exigida (template);
  • Atendimento ao foco e escopo da revista;
  • Qualidade global do conteúdo e da linguagem empregada;
  • Existência de plágio;
  • Inserção de todos os dados cadastrais dos autores (nome, e-mail, instituição, ORCID) nos metadados, no ato da submissão.

Após a aprovação pela triagem editorial, os manuscritos serão enviados, no prazo de até 15 dias, a dois membros do Conselho Científico e/ou pareceristas ad hoc indicados pelo editor de seção responsável. O sistema de avaliação adotado pela revista é o DUPLO CEGO (blind review), no qual autores e avaliadores permanecem em completo anonimato durante o processo de avaliação. Na primeira rodada, os avaliadores disporão de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, para emitirem os pareceres. Na ocorrência de avaliações contraditórias, o editor de seção indicará um terceiro avaliador. A decisão editorial será enviada aos autores, sendo que em caso de correções, os autores terão 30 dias corridos para a devolução da versão corrigida. Na segunda rodada, os avaliadores terão 30 dias para verificar o atendimento às demandas requeridas. Não há garantia de publicação no caso de solicitação de correções.

Periodicidade

A revista Geographia Meridionalis adota, desde 2024, a modalidade de publicação em fluxo contínuo, mantendo a periodicidade de publicação de 2 (dois) números regulares por ano. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

 

Indexadores