A APRENDIZAGEM NA CARTOGRAFIA ESCOLAR: VIGOTSKI E PIAGET / LEARNING IN SCHOOL CARTOGRAPHY: VIGOTSKI AND PIAGET

  • Paula Cristiane Strina Juliasz Universidade de São Paulo - USP
Palavras-chave: Cartografia Escolar, Metateoria, psicologia Histórico-cultural, Psicologia Genética

Resumo

A Cartografia Escolar no Brasil tem se constituído por meio da relação entre Cartografia, Educação e Geografia. As teorias da aprendizagem e os métodos de ensino, fatores relacionados às questões do currículo e da formação de professores, são frequentemente debatidos nesse campo. Buscando contribuir com esse debate, este artigo, por meio de um exercício metateórico, apresenta as contribuições das teorias de Piaget e Vigotski para a Cartografia Escolar. Tem-se como foco o desenvolvimento da Cartografia Escolar como campo de conhecimento em diálogo com a Geografia, bem como aos pressupostos que envolvem o ensino e o desenvolvimento das crianças.ABSTRACTSchool Cartography in Brazil has been constituted through the relationship between Cartography, Education and Geography. Theories of learning and teaching methods, elements related to curriculum issues and teacher training are often debated in this field and questions about the theory would be most appropriate. Therefore, this paper, through a metatheoretical exercise, aims to present the contributions of Piaget and Vigotski's theories to School Cartography. It focuses on the development of School Cartography as a field of knowledge in dialogue with Geography, as well as on the assumptions that involve the teaching and development of children.Keywords: School Cartography; Metatheory; Historical-cultural; Genetic Psychology
Publicado
2021-12-06
Como Citar
Juliasz, P. C. S. (2021). A APRENDIZAGEM NA CARTOGRAFIA ESCOLAR: VIGOTSKI E PIAGET / LEARNING IN SCHOOL CARTOGRAPHY: VIGOTSKI AND PIAGET. Geographia Meridionalis, 6(1), 85-98. https://doi.org/10.15210/gm.v6i1.20796