No ar o novo Dossiê da Norus "Estado social: entre as políticas de austeridade e os dispositivos de responsabilização individual"

O dossiê busca promover a discussão sobre as mutações do Estado social ao redor do mundo, a partir da promoção de políticas de austeridade e de dispositivos de responsabilização individual do trabalhador por sua segurança no trabalho, por sua condição de empregabilidade e por sua seguridade social. Neste dossiê são publicados seis artigos escritos por autores brasileiros e estrangeiros que apresentam um panorama contemporâneo das transformações e das problemáticas da temática ao redor do mundo, tais como as fragilidades e dependências do Estado Providência em Portugal, a austeridade na vida das mulheres no Reino Unido e dos jovens no Brasil, a relação entre trabalho e segurança na Itália e a expansão das práticas de consumo na América Latina. 

Essa edição conta ainda com cinco artigos submetidos ao fluxo contínuo, o que demonstra que a Norus vem se consolidando como espaço de interesse de pesquisadores das ciências sociais para publicação de suas pesquisas. Estes artigos abordam questões ligadas às temáticas de ciência e tecnologia, democracia e papel do Estado, instituições de segurança pública, juventude e transexualidade, vistos a partir de uma perspectiva sociológica. As resenhas, por sua vez, são oriundas da chamada pública de resenhistas, realizada no segundo semestre desse ano pela revista. 

Agradecemos a todos(as) os(as) autores(as) pelo compartilhamento de conhecimento e saberes no campo de produção teórica sobre o Estado social contemporâneo, bem como aos organizadores do dossiê por apresentaram uma importante proposta que merece a atenção e reflexão dos cientistas sociais. Estendemos nossos agradecimentos a todos os pareceristas e demais colaboradores que auxiliaram na composição desta edição da NORUS. Desejamos boa leitura!

Equipe Editorial da Revista NORUS