Publicação de Dossiê: No ar o novo Dossiê: Feminismos na América Latina: Movimentos Sociais, Estado e Partidos Políticos


 

É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), publica em seu v. 7, nº 11 o Dossiê: “Feminismos na América Latina: Movimentos Sociais, Estado e Partidos Políticos". Este dossiê, organizado por Simone da Silva Ribeiro Gomes, Professora Adjunta da UFPel, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), Talita São Thiago Tanscheit e Marcia Rangel Candido, ambas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), visa a divulgação de artigos que situam os estudos de gênero como assuntos incontornáveis nas pesquisas sobre os processos sociais e políticos em curso na região. É desse recorte geográfico, e da pluralidade de coletivos e organizações abarcadas na noção de feminismo.


Essa edição conta ainda com cinco artigos submetidos ao fluxo contínuo, o que demonstra que a NORUS vem se consolidando como espaço de interesse de pesquisadores das ciências sociais para publicação de suas pesquisas. Estes artigos abordam questões ligadas a temáticas diversas, tais como: uma leitura da produção intelectual de Lourival Gomes Machado como uma alternativa à ciência política atualmente hegemônica; o empreendedorismo social no Brasil; a rede de relações socioeconômicas da Vale S.A.; uma análise de elementos centrais da crítica pós-fundacionalista e seus efeitos frutíferos nas ciências sociais; um estudo de caso que analisa o tema da desigualdade racial e a repercussão da disciplina de Sociologia em turmas de ensino médio, numa escola pública situada no interior do Ceará. Por fim, a edição conta com uma resenha, escrita por Carla Rech, da obra “Técnicos, intelectuais e políticos na nova República: um perfil dos dirigentes públicos dos governos Fernando Henrique, Lula e Dilma”, de Maria Celina D’Araújo.

 

Agradecemos a todas(os) as(os) autoras(es) pelo compartilhamento de conhecimento e saberes no campo de produção teórica e empírica sobre a sociologia ambiental, bem como as organizadoras do dossiê por apresentarem uma importante proposta que merece a atenção e reflexão dos cientistas sociais. Estendemos nossos agradecimentos a todas (os) as (os) pareceristas e demais colaboradores que auxiliaram na composição desta edição da NORUS. 

Desejamos uma boa leitura!