O trabalho e o movimento nas tramas urbanas: condição de mobilidade e recurso social de catadores de materiais recicláveis

  • Ari Rocha da Silva

Resumo

O artigo articula uma reflexão a respeito dos ajustamentos e mediações que acontecem nos espaços das ruas e das casas de trabalhadores que catam materiais recicláveis na cidade de Passo Fundo / RS. Dessa forma, concentra uma análise que diz respeito ao trabalho desenvolvido por um importante e atualíssimo segmento social que cada vez mais representa um público de trabalhadores que executam atividades alternativas e informais pelas ruas de cidades brasileiras. Buscamos com isso, perceber os movimentos e as mobilidades de atores que usam suas capacidades relacionais para de alguma forma determinar e garantir seus modos de vida e contornos íntimos, subjetivos e culturais. A pesquisa empírica foi desenvolvida nos anos de 2015-16, onde foram abordados nas ruas e nas associações de trabalho 120 catadores para pudéssemos conhecer o perfil dos trabalhadores dessa cidade, sendo entrevistados e observados 22 desses trabalhadores (entrevistas narrativas) em seus locais de trabalho e moradia para que pudéssemos compreender suas trajetórias e experiências pessoais. Assim, a pesquisa nos orientou a compreender como tais atores são heterogêneos e dinâmicos em suas trajetórias de vida e trabalho, seja integrando-se a diferentes grupos sociais, agindo estratégica e taticamente e exercendo capacidades subjetivas diante de possibilidades e obstáculos sociais estabelecidos ao longo de suas experiências de vida.

Biografia do Autor

Ari Rocha da Silva
Doutor em Ciências Sociais (UNISINOS). Mestre em Desenvolvimento Regional (UNISC)

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2010.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1) São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: a arte de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

DUBET, François. Sociologia da experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

FONSECA, Cláudia. Família, fofoca e honra. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

MAGNI, Cláudia T. Nomadismo Urbano: uma etnografia sobre moradores de rua em Porto Alegre. (Série Conhecimentos 35) Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2006.

RÜCKERT, Aldomar. A trajetória da terra: ocupação e colonização do centro-norte do Rio Grande do Sul – 1827 – 1931. Passo Fundo: Ediupf, 1997.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Rio de Janeiro: Record, 2014.

SILVA, Tomaz T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014.

SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio. O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. p.11-25.

TEDESCO, João C.; CARINI, Joel J. (Orgs.) Conflitos agrários no norte gaúcho. Passo Fundo: IMED, 2010.

Publicado
2018-08-31
Seção
Dossiê Etnografias sociológicas de um mundo do trabalho reconfigurado