DIMENSÕES DO MOTOTRABALHO EM PELOTAS-RS: EXPERIÊNCIAS DE (IN)FORMALIDADE E PRECARIEDADE

  • João Matheus Soares Miranda

Resumo

 Resumo O propósito deste artigo consiste em debater e compreender sociologicamente o panorama da precariedade e informalidade, que envolve a experiência dos trabalhos de motoboys e mototaxistas na cidade de Pelotas-RS. As reflexões procedem da dissertação de mestrado do autor (AUTOR, 2017), cujo objetivo fundamentou-se em entender a lógica de inserção e permanência dos mototrabalhadores em atividades consideradas arriscadas e perigosas, bem como analisar a percepção dos trabalhadores sobre os aspectos econômicos da profissão. A ideia aqui apresentada é, partindo dos dados da referida pesquisa, sob metodologia de exercícios etnográficos e história oral, avançar sobre as possíveis análises conceituais de precariedade e informalidade que se configuram na dinâmica do mototrabalho, onde a experiência do emprego socialmente protegido cada vez menos encontra viabilidade e aceitação por parte dos mototrabalhadores. Afinal, o que significa e quais os efeitos do trabalho precário em uma lógica de economia capitalista, na qual a informalidade se apresenta costumeiramente como alternativa disponível ao desemprego e o “formal” exibe traços sintomáticos de precariedade? Palavras-chave: mototrabalhador – (in)formalidade – precariedade.  

Biografia do Autor

João Matheus Soares Miranda
Advogado. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas.

Referências

AGIER, Michel. Encontros etnográficos: interação, contexto, comparação. Tradução de Bruno César Cavalcanti, Maria Stela Torres B. Lameiras, Yann Hamonic. São Paulo: Editora Unesp; Alagoas: Edufal, 2015.

ALVES, Giovanni. O que é precariado? Publicado em 22/07/2013. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2013/07/22/o-que-e-o-precariado/ Acesso em 14 de fevereiro de 201c.

ANTUNES, Ricardo. A era da informatização e a época da informalização: riqueza e miséria do trabalho no Brasil. In: ANTUNES, Ricardo. Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. Ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Unicamp, 2015.

BRAGA, Ruy. A política do precariado: do populismo à hegemonia lulista. Ed. Boitempo, 2012.

BRASIL. Decreto-Lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.

BRASIL. Lei nº 12.009 de 29 de julho de 2009. Regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros, “mototaxista”, em entrega de mercadorias e em serviço comunitário de rua, e “motoboy”, com o uso de motocicleta e estabelece regras gerais para a regulação deste serviço.

BRASIL. Lei nº 13.429 de 31 de março de 2017. Altera dispositivos da Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1975, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviços a terceiros.

CACHIAMALI, Maria Cristina. Globalização e processo de informalidade. Economia e Sociedade, Campinas: 153-174, jun.2000.

CARDOSO, Adalberto Moreira. A construção da Sociedade do Trabalho no Brasil: uma investigação sobre a persistência secular das desigualdades. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

CARDOSO, Adalberto Moreira. Ensaios de sociologia do mercado de trabalho brasileiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

CASTEL, Roberto. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Tradução de Iraci D. Poleti. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica. In: CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. (Org. José Reginaldo Santos Gonçalves), 3ª ed. Rio de Janeiro, Ed. da UFRJ, 2008.

DRUCK, Graça. MONY, Annie. Terceirização: a erosão dos direitos dos trabalhadores na França e no Brasil. In: DRUCK, Graça. FRANCO, Tânia. A perda da razão social do trabalho: terceirização e precarização. São Paulo: Boitempo, 2007.

FILGUEIRAS, Luiz A. M.; DRUCK, Graça; AMARAL, Manoela Falcão. O conceito de informalidade: um exercício de aplicação empírica. Caderno CRH, Salvador, v. 17, n. 41, p. 211-229, maio/ago. 2004

GUIMARÃES, Nadya Araújo. Caminhos cruzados: estratégias de empresas e trajetórias de trabalhadores – São Paulo: USP, curso de pós-graduação em Sociologia, Ed. 34, 2004.

GUIMARÃES, Nadya Araújo. Trabalho flexível, empregos precários? Uma comparação Brasil, França, Japão/Nadya Araújo Guimarães, Helena Hirata e Kurumi Sugita, organizadoras – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

POCHMANN, Márcio. Desempr.egados no Brasil. In: ANTUNES, Ricardo. Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006.

POCHMANN, Marcio. O emprego no desenvolvimento da nação. São Paulo: Boitempo, 2008.

POCHMANN, Marcio. Classes do trabalho em mutação. Rio de Janeiro: Revan, 2012.

POCHMANN, Marcio. Qual desenvolvimento? Oportunidades e dificuldades do Brasil contemporâneo. São Paulo: Plubisher, 2009.

STANDING, Guy. O precariado – A nova classe perigosa. Ed. Autentica, 2013.

VARGAS, Jonas. De charque, couros e escravos: a concentração de riqueza, terras e mão-de-obra em Pelotas (1850-1890). João Pessoa: Revista de História, jan./jun. 2012.

Publicado
2018-08-31
Seção
Dossiê Etnografias sociológicas de um mundo do trabalho reconfigurado