Relatos sobre uma etnografia do trabalho no Polo Naval de Rio Grande: a possibilidade de uma experiência ética e estética no processo de construção dos objetos de pesquisa.

  • Pedro Marchioro PNPD - CAPES/ PPGS - UFPEL

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer um relato dos métodos, práticas e técnicas utilizadas durante as pesquisas em torno dos conflitos ocorridos na cidade de Rio Grande/RS entre 2013 e 2016, o qual envolvia trabalhadores locais e estrangeiros em razão da instalação do polo naval. Tomada como um conjunto de técnicas forjadas na interação com o universo da pesquisa, a etnografia se define a partir de sua aplicação em uma dada situação singular, nos desafios a que se propõe enfrentar e no modo como potencialmente os supera. Enquanto método de pesquisa e prática epistemológica, a etnografia mostra-se decisiva para abordar eixos temáticos como o trabalho, sobretudo no que diz respeito às distintas faces e dimensõesem que se manifesta na sociedade contemporânea e que escapam aos tradicionais instrumentos de análise. No mais, a etnografia oferece uma experiência enriquecedora ao pesquisador, abrindo-se para a improvisação de instrumentos através de seus níveis emocionais e sensíveis, portanto, exigindo a mobilização de componentes éticos e estéticos.

Referências

BECKER, Howard. Truques da escrita: para começar e terminar teses.- Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. - São Paulo: Brasiliense, 2004.

________________. O poder simbólico. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

CARDOSO, Ruth. Aventuras de antropólogos em campo ou como escapar das armadilhas do método. In______.: A aventura antropológica. – São Paulo: Paz e Terra, 2004.

ELIAS, Norbert. Os Estabelecidos e os Outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. - Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

GUBER, Rosana. La etnografia: Método, campo y reflexividad. – Buenos Aires: SigloVeintiuno Editores, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. – Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

LAHIRE, Bernard. Retratos Sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.

QUIÑONES, Mariela. Los procedimentos de análisis de la teoria fundamentada. In:______.Introducion a la sociologia cualitativa. – Universidad de la Republica, 2015.

WACQUANT, Loïc. Corpo e alma: notas etnográficas de um aprendiz de boxe. – Rio de Janeiro: RelumeDumará, 2002.

WEBER, Florence. A entrevista, a pesquisa e o íntimo, ou: por que censurar seu diário de campo? In: Horizontes antropológicos, porto alegre, ano 15, n. 32, p. 157-170, jul./dez. 2009.

Publicado
2018-08-31
Seção
Dossiê Etnografias sociológicas de um mundo do trabalho reconfigurado