Uma Mirada Bibliográfica: Revisão das Pesquisas Empíricas Desenvolvidas no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal

  • Patrick Walsh Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília.
  • Emanuel Luz Doutorando em Ciências Humanas, com ênfase em Antropologia Cultural, pelo PPGSA/IFCS/UFRJ.

Resumo

Esse texto versará a respeito de uma revisão bibliográfica das pesquisas empíricas desenvolvidas no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (CEBUDV), também conhecida como União do Vegetal ou simplesmente UDV. Nos rituais desta religião se utiliza um sacramento, denominado Hoasca ou Vegetal, e conhecido também pelo nome Ayahuasca no campo acadêmico e nos meios de comunicação. O chá é feito a partir da maceração do cipó Mariri (Banisteriopsiscaapi) e das folhas da Chacrona (Psychotriaviridis), tratando-se de um psicoativo que é utilizado nos rituais desta religião para efeito de concentração mental e com o objetivo de desenvolvimento das virtudes espirituais, morais e intelectuais. Para tal empreendimento, privilegiou-se as dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas entre os anos de 1995 e 2016. Esse recorte histórico tem o objetivo de situar e apresentar para os futuros pesquisadores desse tema os recortes, relações e interfaces investigadas até o período estabelecido. Por outro lado, apresentaremos os nossos comentários e impressões a partir da leitura dos textos que embasaram a elaboração desse artigo.

Referências

AGUIAR, Rosileuda Pontes. Jovens da União do Vegetal no Ceará: Práticas ritualísticas e vida comunitária no convívio com as drogas. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Ceará.2016.

ANDRADE, Afrânio Patrocínio. O Fenômeno do Chá e a Religiosidade Cabocla – Um estudo centrado na União do Vegetal. Dissertação de Mestrado. Instituto Metodista de Ensino Superior. 1995.

BARBOSA, Paulo Cesar Ribeiro. Follow-up em saúde mental de pessoas que experimentam pela primeira vez a ayahuasca em contexto religioso. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. 2008.

BARBOSA, Paulo Cesar Ribeiro. Psiquiatria cultural do uso ritualizado de um alucinógeno no contexto urbano: uma investigação dos estados de consciência induzidos pela ingestão da ayahuasca no santo daime e união do vegetal em moradores de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. 2001.

BATESON, Gregory. Steps to an Ecology of Mind. New York: Ballantine Books, 1972.

BATESON, Gregory & BATESON, Mary. El temor de los ángeles: epistemología de lo sagrado.Barcelona: Gedisa, 1987.

BERNARDINO-COSTA, Joaze (Org). Hoasca: Ciência, Sociedade e meio ambiente. Mercado de Letras: Campinas-SP, 2011.

BRISSAC, Sérgio Góes Telles. A Estrela do Norte Iluminando até o Sul: uma Etnografia da União do Vegetal em um Contexto Urbano. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1999.

CANELLA, Lídice da Costa Ieker. O Lótus e a Rosa: aspectos éticos entre o Budismo e a União do Vegetal. Dissertação de Mestrado.Universidade Federal da Paraíba. 2016.

CARVALHO, Tatiana Barbosa. Em Busca do Encontro: a demanda numinosa no contexto religioso da União do Vegetal. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica. Rio de Janeiro, 2005.

GREGANICH, Jéssica. Entre a Rosa e o Beija-flor: um Estudo Antropológico de Trajetórias na União do Vegetal e no Santo Daime. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2010.

HENMAN, Anthony Richard. Uso del ayahuasca en um contexto autoritario: el caso de la União do Vegetal. In: VV. AA. América Indígena, México. Vol 46, n 1, 1986.

HÉRVIEU-LÉGER, Danièle. Le Pélerin et le Converti: lareligion em mouvement.Paris: Flammarion, 1999.

JAMES, William. As variedades da experiência religiosa. São Paulo: Cultrix, 1995.

JUNG, Carl Gustav. Memórias, Sonhos e Reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

LATOUR, Bruno. Investigación Sobre Los Modos de Existencia: Una Antropologia De Los Modernos. Cidade Autonóma de Buenos Aires: Paidós, 2013.

LABIGALINI, E. O uso de ayahuasca em um contexto religioso por ex-dependentes de álcool - um estudo qualitativo. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São Paulo. 1998.

MELO, Rosa. Virgínia. Beber na Fonte: adesão e transformação na União do Vegetal. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília. 2010.

OTTO, Rudolf. O sagrado. Lisboa: Edições 70, 2005.

RIBEIRO, Dilma. A busca de si numa religião hoasqueira: oralidade, memória e conhecimento na União do Vegetal. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Pará. 2009.

RICCIARDI, Gabriela Santos. O Uso da Ayahuasca e a Experiência de Transformação, Alívio e Cura, na União do Vegetal (UDV). Dissertação de mestrado. Universidade Federal da Bahia. 2008.

SANCHEZ, Zila Van Der Meer. As práticas religiosas atuando na recuperação de dependentes de drogas: a experiência de grupos católicos, evangélicos e espíritas. Tese de doutorado. Universidade Federal de São Paulo. 2009.

SILVA, Emanuel Luz. Jardim do Norte: experiências de sofrimento e desenvolvimento espiritual de adictos na União do Vegetal. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015.

SIMMEL, Georg. A sociologia do segredo e das sociedades secretas. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 43. n. 1, 2009.

SOUZA, Valdir Mariano. Ayahuasca, Identificando Sentidos: o uso ritual da bebida na União do Vegetal. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Maranhão. 2010.

WALSH NETTO, Patrick. O exemplo na vida de quem prega: uma análise do CEBUDV a partir dos seus sócios. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília. 2018.

WASSON, Robert Gordon, HOFMANN, Albert y RUCK, Carl A. P. El camino a Eleusis: Una Solución al enigma de los mistérios. Mexico: FCE, 2013.

Publicado
2019-03-27